Os benefícios da exportação

Se você decidir começar a exportar, certamente estará em boa companhia.

De fato a quantidade de pequenas e médias empresas no Brasil que operam no comércio exterior tem crescido e representam mais de 40% dos exportadores.

A exportação oferece muitos benefícios e oportunidades, incluindo:

  • Acesso a mais consumidores e empresas. Se você está fazendo apenas negócios neste país, pode estar limitando o total de lucros potenciais que pode obter em oportunidades de expandir seus negócios em todo o mundo.
  • Diversificar as oportunidades de mercado para que, mesmo que a economia doméstica comece a vacilar, você ainda possa ter outros mercados em crescimento para seus bens e serviços.
  • Expandindo o ciclo de vida de produtos maduros. Se o mercado interno parecer saturado para seus produtos e serviços, você poderá apresentá-los a novos mercados em outras partes do mundo.
  • Potencial apoio financeiro de agências do governo brasileiro por meio de garantias de empréstimos que podem ajudar a financiar suas iniciativas de exportação.
  • Obviamente, existem algumas complexidades que resultam da exportação. Isso inclui: mais documentação, risco financeiro adicional potencial, barreiras culturais e de idioma, possíveis requisitos para a modificação da embalagem do produto, entre outros.

Algumas pequenas empresas estão prontas para exportar, enquanto outras podem precisar de ajuda para avaliar suas oportunidades. Se você estiver pronto para considerar a exportação, existem muitos recursos que podem ajudá-lo a tomar uma decisão e começar.

Considera-se exportação a transação em que a mercadoria não sai do país e o pagamento de tais suprimentos é recebido em rupias indianas ou em moeda estrangeira, o que reduz a dificuldade de entendimento. Embora, sem dúvida, seja uma grande iniciativa para incentivar todos aqueles que não exportam diretamente, mas contribuem muito para as exportações ou a infraestrutura da Índia, o governo tenta tornar o esquema mais implementável por meio da simplificação.

Aumentando as vendas

Exportar é uma maneira de aumentar seu potencial de vendas; ele expande a “torta” da qual você ganha dinheiro; caso contrário, você fica preso tentando ganhar dinheiro apenas com o mercado local. No caso da África do Sul, nosso mercado é relativamente pequeno em comparação com os mercados da América do Norte, Europa e Ásia. Embora o mercado local possa representar potencial de vendas suficiente para empresas menores, para empresas de médio e grande porte o mercado local é pequeno demais e a única maneira de expandir as vendas é exportar.

Deve-se dizer, no entanto, se você ainda não está vendendo regional e nacionalmente, primeiro deve expandir sua participação no mercado local. Depois de saturar o mercado nacional, só então você deve olhar além das fronteiras da África do Sul. Foi dito que não há barreira de vendas que começa automaticamente onde sua fronteira termina. O aumento das vendas também afeta sua lucratividade (embora nem sempre seja positiva), sua produtividade, reduzindo os custos unitários e pode aumentar o tamanho e a estatura percebidos da sua empresa, afetando assim sua posição competitiva em comparação com outras organizações de tamanho semelhante. Além disso, pesquisa e desenvolvimento (P&D) e outros custos também podem ser compensados ​​com uma base de vendas maior, ou a mudança para as exportações pode contribuir para a expansão geral da empresa. Para outros, as exportações podem ser uma maneira de testar as oportunidades de licenciamento, franquia ou produção no exterior.

Aumento dos lucros

Claramente, é improvável que você entre no mercado de exportação para causar uma perda. As empresas geralmente se esforçam para obter lucros e quanto maiores os lucros, melhor. Em muitos casos, as exportações podem contribuir para aumentar os lucros, porque os pedidos médios de clientes internacionais costumam ser maiores do que os compradores domésticos, pois os importadores geralmente encomendam pelo contêiner e não pelo palete (afetando tanto as vendas totais quanto os lucros totais). Alguns produtos – especialmente aqueles que são únicos ou de natureza muito inovadora também podem ter maiores margens de lucro no exterior do que no mercado local. Tendo dito isto, também não é incomum – na verdade, é altamente provável – que você receba margens de lucro menores de suas vendas de exportação em comparação com o mercado local. A razão para isso é a natureza altamente competitiva dos mercados globais, que força os exportadores a baixar preços, reduzir lucros e reduzir custos. Você também pode descobrir que em alguns mercados gera margens de lucro mais altas, enquanto em outros mercados suas margens de lucro são consideravelmente mais baixas. A razão para isso é a natureza altamente competitiva dos mercados globais, que força os exportadores a baixar preços, reduzir lucros e reduzir custos. Você também pode descobrir que em alguns mercados gera margens de lucro mais altas, enquanto em outros mercados suas margens de lucro são consideravelmente mais baixas. A razão para isso é a natureza altamente competitiva dos mercados globais, que força os exportadores a baixar preços, reduzir lucros e reduzir custos. Você também pode descobrir que em alguns mercados gera margens de lucro mais altas, enquanto em outros mercados suas margens de lucro são consideravelmente mais baixas.

Plano de jogo

Descubra se você está pronto para exportar. Consulte especialistas da Administração de Pequenas Empresas, Departamento de Comércio e Bancos de Exportação e Importação  localizados em várias regiões do país.

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