Graduação: quais as maiores notas de corte dos cursos brasileiros

Se você está buscando fazer um curso superior já deve ter percebido as várias opções de graduação que há no país. Mas mesmo com tanta variedade, alguns desses cursos são responsáveis pela maior parte das matrículas no Brasil e também estão entre os cursos com maiores notas de corte no Enem, Prouni e em grandes vestibulares.

Entre as graduações mais buscadas e também mais disputadas nas universidades estão Direito, Administração, Pedagogia, Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Arquitetura e Urbanismo e, claro, Medicina. Alguns desses cursos figuram também entre os mais disputados entre os programas do Enem (Sisu, Prouni e FIES).

Neste texto, separamos as notas de corte mais altas de alguns dos cursos mais disputados do país, para que você possa se planejar, caso tenha interesse em cursar algum deles seja via Sisu, Prouni, ou até mesmo em vestibulares conceituados. Confira os detalhes abaixo!

Maiores notas de corte do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais portas de entrada ao ensino superior no Brasil. Por meio do Enem, o estudante pode se cadastrar no Sisu e tentar uma vaga na rede de ensino superior pública, pode tentar uma bolsa integral ou parcial em uma universidade particular por meio do Prouni e, por fim, tentar um financiamento estudantil com juros abaixo do mercado por meio do FIES.

Por isso, o Exame conta com muitos candidatos e muita disputa por cursos tradicionais. Só em 2019, foram mais de 5 milhões de inscritos.

Em 2018, as maiores notas de corte do Enem, de acordo com o Simulador do Sisu, foram as seguintes:

Medicina – 901,50 UFRN

Engenharia civil – 883,13 IFCE

Engenharia de Computação – 872,35 – IFCE

Engenharia de Aeronáutica – USP – 870,09

Direito – 866, 35 – UNIFESSPA

Engenharia de Mecatrônica – 860,40 – IFCE

Medicina – 858,44 – USP

Medicina – 857,68 – UFAC

Engenharia Mecânica – 856, 92 – IFCE

Medicina – 853,09 – UFPE

Maiores notas de corte no Sisu

Entre os cursos mais procurados do Sisu, de acordo com o MEC, estão Medicina, Direito, Administração, Enfermagem, Pedagogia, Psicologia, Educação Física, Veterinária, Engenharia Civil e Ciências Contábeis.

O Sisu é o programa do Ministério da Educação por meio do qual estudantes do Brasil inteiro podem se inscrever em instituições de ensino superior públicas de qualquer canto do país, por isso ele é altamente concorrido.

Confira abaixo as três notas mais altas de Medicina, Direito, Administração, Pedagogia, Engenharia Civil e Ciências da Computação. Lembrando que algumas universidades dão bônus na pontuação para os estudantes provenientes do estado onde fica localizada a faculdade, o que faz com que as notas dessas instituições acabem figurando entre as maiores do Sisu.

Medicina

UFRN: 901,5 pontos
UFAC: 857,68 pontos
UFPE: 853,09 pontos

Direito

UNIFESSPA: 866,35

UFF: 836,92

UFRN: 835,56

Administração

USP: 771,10

USP: 766,55

UFRJ: 763,47

Pedagogia

IFCE: 738,05

UFRJ: 736,53

IFPA: 735,06

Engenharia Civil

IFCE: 883,13

UNIFESSPA: 810,64

USP: 801,38

Ciências da Computação

UFRN: 768,86

USP Ribeirão: 758,50

UFRJ: 741,22

O sonho de entrar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade move muitos alunos a se inscreverem no Sisu. Entre os três programas do Enem, o Sisu é o mais concorrido, tanto na ampla concorrência quanto nas cotas, e chega a ter lista de espera para as vagas.

Maiores notas de corte Prouni

Quem deseja conseguir uma bolsa de estudos, parcial ou integral, para os cursos mais disputados do Brasil tem uma excelente oportunidade com o Programa Universidade Para Todos (Prouni). Entre as maiores notas de corte do Prouni estão os mesmos cursos que fazem sucesso no Sisu. Confira a seguir as graduações com notas mais altas para ingresso em 2019 dentro da ampla concorrência (as notas de cotas tendem a ser um pouco mais baixas):

Diferente do Sisu, o Prouni não possui um simulador oficial do MEC, por isso os dados devem ser obtidos diretos com o Ministério.

Medicina – 775,74

Matemática – 759,46

Direito – 750,30

Design de Games 747,76

Engenharia Civil – 745,98

Engenharia de Produção – 742,06

Letras – Português e Inglês – 737,48

Engenharia de Computação – 736,90

Psicologia – 735,28

Estética e Cosmética – 731,92

Cursos superiores em faculdades conceituadas

Ter um diploma em um curso superior significa salários 147% maiores do que o das pessoas que possuem ensino médio. Por esse e outros motivos vale a pena o esforço de tentar entrar em uma universidade conceituada, seja ela pública ou privada.

Entre as universidades públicas mais famosas do Brasil estão a USP, UFRJ, UFMG, UFC, UFRGS, UFC, UFPR, UFAM, IFSP, UFF, UnB, UFBA e UFSCar. As maiores notas de corte nessas faculdades costumam ser em cursos tradicionais como Direito, Medicina e Odontologia. Caso você tenha interesse em algumas dessas universidades, confira nas páginas de vestibulares passados quais foram as maiores notas de corte para se preparar para o processo seletivo dos próximos anos.

Ficou com alguma dúvida sobre as maiores notas de corte dos cursos superiores no Brasil? Pergunte para a gente nos comentários que iremos te responder!

Deixe um comentário