Cerimônia Celta de casamento

casal dancando

O casamento celta é uma cerimonia de tradição Irlandesa, Escocesa e Inglesa. O povo celta viveu nessa região cerda de dois mil anos antes de cristo, porém, a tradição se perpetua até hoje, principalmente na Irlanda e na Escócia através de símbolos, músicas, danças etc. Atualmente são realizados em cerimônias simples de casamento na praia.

Mas o que compõe e o que difere uma cerimonia celta de casamento das cerimonias tradicionais? Primeiramente devemos dizer que a cerimonia celta é algo místico, completamente diferente de algo tradicional, possui alguns ritos e significados para todos os participantes do casamento. Sendo assim a ordem de uma cerimônia celta de casamento seria assim:

  • Introdução

  • Ritos iniciais

  • Acolhida

  • Purificação

  • Oferendas

  • Palavra

  • Alianças

  • Troca de alianças

  • Bênção final.

De todos esses ritos a troca de alianças é o momento mais especial e diferente que vamos ter em uma cerimônia celta, nesse momento são colocados sob a mesa os quatro elementos da natureza : ar, água, terra e fogo, cada um desses elementos representa alguma coisa para o casal, sendo assim

Ar: Incensos, através deles, o ambiente é purificado, eles representam a sabedoria e diálogo para o casal, o incenso purifica para que as discussões do casal sejam sempre pertine

Água: A água vem em sua forma mais pura, através de taças, onde os noivos devem beber, ela representa a clareza e a flexibilidade.

Terra: Vem através do sal, simboliza a felicidade, fertilidade e solidez dessa nova fase do relacionamento que só está começando, mas que tende a ser duradouro.

Fogo: Representado através de uma vela o fogo simboliza o amor, relembra que é uma chama que nunca deve ser apaga, mas sim instigada todos os dias.

Após esse momento as alianças são purificadas através da água e os noivos as trocam, formando assim esse novo ciclo da vida.

Além disso, ao longo da cerimonia os padrinhos estão muito presentes, diferente da maioria das cerimonias tradicionais, nas cerimonias celtas os padrinhos entregam presentes aos noivos simbolizando aquela relação/amizade. Isso torna o momento com os padrinhos muito mais especial além de ser algo que fica guardado na memória para sempre.

Com isso você já conseguiu perceber que a cerimonia celta é algo bem especial e simbólico. A cerimônia não tem vínculos religiosos, somente a relação do homem (representado pelos noivos) com a natureza. Então, caso você esteja procurando por algo diferente do tradicional, místico e sem ligações religiosas, a cerimonia celta de casamento pode ser ideal para você.

Mas, agora, como preparar uma cerimônia celta?

  • Lugar

Com toda essa relação entre o homem e a natureza, é muito interessante que tenha bastante relação com a natureza, locais no campo como chácaras e sítios podem ser uma boa opção. Algumas pessoas acham interessantes escolher locais que tenham a presença de água, através de cachoeiras, rios ou lagos, influenciando diretamente nos elementos da natureza que tem em uma cerimônia celta de casamento.

  • Trajes

É muito importante os noivos estarem de acordo com a cultura celta. Os trajes celtas são lindíssimos e você pode fazer algo inspirado na cultura, não precisa ser nada relacionado aos trajes celtas antigos se você não quiser. Para as noivas, escolher vestido com saia fluida e corpo mais justo pode ser uma boa opção, caso você goste de mangas pode tentar optar por uma manga comprida completamente fluida fazendo com que o lado místico também apareça no seu vestido.

  • Decoração

Ter flores delicadas presentes na decoração é essencial, assim o lado celta acaba ficando presente até nos mínimos detalhes, você pode utilizar de flores menores e brancas, além de algumas plantas. Se preferir pode pedir aos decoradores também para colocar luzes especiais e deixar o ambiente um pouco mais escuro. Além disso, uma boa alternativa para a decoração, que também pode ser utilizada nas lembrancinhas são os símbolos celtas. A cultura dos símbolos é muito especial, existindo símbolos que representam harmonia, prosperidade e fertilidade, dentre tantas outras coisas que têm tudo a ver com o casamento.

  • Buffet

Fazer o uso da comida Irlandesa nesse caos pode ser interessante, alguns pratos como: fish and chips para entrada e Coddle (linguiça de porco, bacon, batatas, cebolas picadas, sal, pimenta e salsinha picada) como prato principal por exemplo. Claro que isso não te impede de fazer um casamento com comidas completamente diferentes das comidas celtas, porém, caso queira algo temático, existem opções que você pode colocar. Nesse caso, utilize a sua criatividade caso queira uma festa temática.

  • Festa

As músicas celtas são animadas e muitas vezes dão um tom especial para a cerimonia da festa. Tem alguns instrumentos que são interessantes ter em uma festa com o tema celta, alguns desses são, violino, flauta, harpa, cahon, dentre outros. Você pode pensar em contratar uma banda celta ou até mesmo pedir para o DJ tocar algumas músicas dessas para as pessoas entrarem no clima da festa.

  • Lembrancinhas

Você pode pensar em algo relacionado aos símbolos cestas, talvez um pingente, ou algum docinho com o símbolo indicando que você deseja coisas boas aos convidados. Um outro ponto interessante são os incensos, como é uma cerimonia bem mística apostar em incensos pode ser uma ótima ideia, uma vez que trariam o significado de purificar o ar.

Com tudo isso que foi mencionado conseguimos ver que a cerimônia celta de casamento é alo bem especial, e não somente na vida dos noivos, mas na experiência dos convidados também. Muitas das pessoas que já participaram de casamento celta dizem que nunca esquecerão pois é algo muito especial e emocionante onde até mesmo os convidados recebem um papel importante para o momento, assim como o celebrante de casamento que executa a cerimônia celta.

Podemos dizer que é um momento em que você deve convidar somente as pessoas que fazem sentido e que são muito importantes nas vidas dos noivos, é um momento bem íntimo, com a participação de muitas das pessoas que estarão ali presentes, por isso, é importante que esse momento seja lembrado com as pessoas que você ama. Se você procura por algo diferente do tradicional a cerimônia celta de casamento pode ser uma ótima opção para você conseguir colocar a sua criatividade em execução.

Deixe um comentário