celular na mão de uma mulher

Celular inteligente: tente fazer essas coisas com o smartphone

Hoje em dia o telefone móvel não é apenas um aparelho para fazer e receber chamadas, mas sim um dispositivo muito mais inteligente. Com os smartphones, as operadoras começaram a pensar em oferecer mais do que apenas internet rápida, e sim conteúdos especiais para seus clientes, tornando o celular inteligente. Esse não é o caso somente de aplicativos de bem-estar ou desenvolvidos para deixar o usuário por dentro de todos os assuntos, mas se trata das múltiplas funções que um aparelho pode ter. Muitas delas sem que você sequer saiba que existem em seu celular. Quer ver?

Muitos modelos conhecidos no mercado contam com inúmeras funções que a maioria dos consumidores desconhece, trazendo tecnologias inovadoras através do uso de determinados aplicativos. Sim, é possível fazer de tudo com seu celular inteligente, desde afinar instrumentos, usá-lo como controle remoto de sua TV ou digitalizar documentos, entre outras tantas tarefas. 

Usos inusitados

Dependendo do fabricante, podem ser oferecidas curiosas habilidades ao seu dispositivo, como vemos no caso da empresa Xiaomi, considerada a Apple da China. A empresa oferece uma escova de dente elétrica e smart que pode ser pareada com celulares da mesma marca. Com ela é possível fazer a análise e o monitoramento de cada escovação, além de permitir programar o tempo e a intensidade da limpeza por meio do aparelho. Nisso você ainda não tinha pensado, não é mesmo?

A cada nova edição, o iPhone ganha novas funções e possibilidades de uso, servindo desde substituto do cartão de crédito até como dispositivo de acessibilidade que pode ser usado por pessoas com deficiência de visão e problemas auditivos, por exemplo. Mas você sabia que o aparelho também pode ser utilizado como balança? Exatamente! Graças à maior sensibilidade da tela do dispositivo, desenvolvida a partir do modelo 6s, ela é capaz de identificar diferentes níveis de pressão, atuando como balança ao medir o peso de pequenos objetos. Até isso um celular inteligente faz!

Praticidade no dia a dia

Se você é daqueles que pensa que, em termos de música, o celular serve apenas para reproduzir áudios ou servir de rádio, está muito enganado. Atualmente, as funções musicais do smartphone vão muito além disso, permitindo não somente a gravação, mas a mixagem de sonoridades diretamente no aparelho. Aplicativos como o GarageBand (para iPhones) auxiliam na gravação de instrumentos e até simulam outros, ajudando a criar composições, transformando seu celular em um verdadeiro instrumento musical. Para o Android há o Stagelight, com funções semelhantes. Se você tem uma inclinação para música, é só baixar o app que você irá dispor não só de um celular inteligente, mas criativo também. Sem falar na possibilidade de usar seu dispositivo na hora de afinar instrumentos ou utilizar um metrônomo. 

Contudo, se você é mais chegado aos papéis e gostaria de dar aquela organizada na sua escrivaninha, o aplicativo Tiny Scanner pode te ajudar, digitalizando documentos em PDFs de alta qualidade, em cores, preto e branco ou em tons de cinza. Além disso, ele ainda dá instruções para melhores capturas, permitindo recortes rápidos para a retirada de objetos de fundo das digitalizações. No iPhone, é possível usar o Genius Scan com a mesma função. Os modelos da Apple também oferecem a possibilidade de usar seu celular inteligente como scanner de modelos 3D. Isso mesmo, não há necessidade de investir em uma câmera específica, basta utilizar o MobileFusion, ainda em desenvolvimento pela Microsoft, para gerar modelos 3D que podem ser impressos depois.

O Samsung Galaxy também esconde alguns truques que muitos internautas nem fazem ideia. Os modelos lançados depois de 2017, por exemplo, apresentam a possibilidade de criação de GIFs a partir de vídeos do YouTube, utilizando a função seleção Inteligente dos Painéis Edge. Com ela você pode criar seus próprios GIFs com base em qualquer vídeo do YouTube, de modo simples e rápido.

De olho no céu

Algumas das funções mais interessantes do celular inteligente dizem respeito à observação do céu. Sim, seu dispositivo também pode funcionar tanto como instrumento meteorológico quanto como localizador de satélites e telescópio. A partir da versão 6, o iPhone vem com um sensor barométrico embutido que pode ser utilizado para criar relatórios meteorológicos. 

Muitos aparelhos também dispõem de bússolas integradas que, com o app Satellite Director, para Androids, possibilita localizar satélites que estejam sobrevoando sua região. Não é incrível? Os amantes da astronomia podem ainda contar com o Google Sky Map ou o Star Chat (para Android ou iOS) para vislumbrar o céu noturno, identificando estrelas, planetas, constelações e demais objetos celestes. Para isso, basta apontar seu smartphone para o céu e mergulhar no infinito. 

Aplicativos personalizados

Além de criar diferentes e inusitadas funções para os aparelhos, muitos aplicativos ajudam a trazer informações importantes de acordo com o perfil de cada cliente. O Tim Espaço Mulher, por exemplo, pode ser utilizado com um verdadeiro consultor para mulheres modernas que buscam informação e gostam de estar sempre conectadas com as novidades. O serviço da Tim, que pode ser contratado por apenas R$4,19 semanais, oferece conteúdos diversificados voltados às mulheres que vão desde mantras e meditações a dicas de saúde e beleza. As usuárias também podem encontrar materiais relacionados à culinária e à vida a dois. Isso mesmo, o aplicativo também traz conselhos de comportamento e relacionamento para dar aquela força na vida pessoal e afetiva. Viu como um celular inteligente pode ser útil? 

Deixe um comentário