Canais de esporte: confira opções para amantes de todos os esport

 

O torcedor brasileiro se acostumou a assistir às principais competições de seus esportes favoritos pela televisão, mas este ano passou a mudar seus hábitos. Em um movimento que altera a forma de distribuição de conteúdo, não são poucas as modalidades que têm seus campeonatos transmitidos só na internet.

Atualmente, é possível acompanhar regularmente e ao vivo competições de 20 esportes olímpicos, incluindo o futebol, pela internet e de forma paga ou gratuita, em computadores ou smartphones.

Cada vez mais canais de esporte pagos estão oferecendo seu conteúdo ao vivo e online sem depender de uma operadora de TV por assinatura, o que significa que, se você só queria acesso a um canal específico, essa é a sua oportunidade.

Crescimento de streaming esportivo

Antes restrito às séries e filmes, cada vez mais brasileiros usam o celular para acompanhar jogos dos seus times. Uma pesquisa do Ibope Conecta no início de 2019 mostrou que 97% do público tem o hábito de usar algum serviço de streaming de vídeo.

Apesar de um certo atraso, o mercado de streaming esportivo está em expansão no Brasil, as próprias operadoras e canais de TV estão criando plataformas para a transmissão via streaming dos seus conteúdos esportivos.

As empresas de tecnologia também estão de olho nesse mercado de transmissões esportivas por streaming e começam a investir pesado em eventos para aumentar sua presença no segmento.  Como é o caso do Facebook. Segundo a empresa, ela possui uma comunidade de mais de 700 milhões de fãs de esportes.

A primeira iniciativa do Facebook foi um acordo feito com a Conmebol para a transmissão por quatro anos de jogos da Copa Libertadores na rede social no Brasil e em outros nove países da América Latina a partir de 2019. A plataforma também fez parceria com a Liga Nacional de Basquete (LNB).

Apostando nesse crescimento de canais de esporte pela internet, um provedor brasileiro de serviços na internet criou um plano de assinatura mensal, em que a pessoa paga para ter acesso a canais como ESPN, EI e Fox Sports. O provedor repassa parte do que arrecada para as empresas, exatamente como é o modelo de TV paga.

Nos Estados Unidos, o YouTube adotou esse tipo de serviço para concentrar todas as ofertas de streaming dos canais lineares de TV, exatamente como é na TV paga. No Brasil, esse serviço ainda não está disponível, mas mostra que o caminho que o streaming começa a adotar pelo mundo é muito similar ao que, há 30 anos, consolidou o modelo de TV paga.

Canais de esporte

A internet abre a possibilidade para que esportes historicamente sem espaço nas grades de programação, como pentatlo moderno ou badminton, sejam exibidos ao vivo. Canais de esporte migraram para o streaming.

Trata-se de uma realidade concreta e que deve se intensificar nos próximos anos. A migração da mídia tradicional para plataformas na internet e em redes sociais está se dando de uma forma muito acelerada.

Temos como exemplo, o canal Esporte Interativo pela Turner, algumas partidas da Liga dos Campeões da Europa —principal evento esportivo da emissora— estão sendo transmitidas no Facebook do canal e pelo streaming. Outros jogos do torneio são exibidos nos canais TNT e Space, na tv paga.

As opções de canais no Brasil

Listamos algumas opções para quem quer aproveitar o conteúdo dos canais de esporte pagos que podem ser assistidos pelo smartphone e em qualquer lugar:

Fox+ 

O serviço da Fox é um combo de canais da empresa, incluindo dois canais Fox Sports, Fox, dois Fox Premium, FX, Fox Life, Baby TV, National Geographic, Nat Geo Wild e Nat Geo Kids. A assinatura, no entanto, ainda depende das empresas que fornecem serviços de banda larga ou operadoras de celular.

SporTV Play

O canal SporTV pertence ao conglomerado de canais da TV Globo, a transmissão do SporTV é feita pelo Globosat Play. O acesso é liberado sem custo para assinantes de TV a cabo, bastando fazer o cadastro no site da operadora. Disponível para Android e iOS.

Premiere FC

O canal de futebol pay-per-view da Globosat finalmente realizou a transição para uma plataforma puramente online, sem depender de uma assinatura paga. A plataforma Premiere Play pode ser assinada diretamente pelo site do serviço, por intermédio da globo.com.

Dazn

É uma espécie de Netflix dos eventos esportivos. A Dazn possui um custo mensal, e há também os gastos com pacotes de dados, seja para smartphone ou internet em casa. A solução para o público que não deseja ou não pode gastar muito, por enquanto, é escolher o torneio mais importante para evitar gastos altos.

WatchESPN

A plataforma de streaming dos canais ESPN é restrita, mas em alguns casos pode assiná-la sem um pacote de TV por assinatura, dando acesso a conteúdos do canal sob demanda e à programação ao vivo dos canais ESPN, ESPN Brasil e ESPN+ e outras transmissões ao vivo que acabam não entrando nos canais principais e se tornam exclusivas do Watch.

EI Plus

EI Plus é uma opção para quem quer assistir esporte pela internet. Os jogos ao vivo também podem ser vistos sob demanda. Estão incluídos Liga dos Campeões, Nations League e Brasileirão Série A. 

UOL Esporte Clube

O UOL Esporte Clube tem dois planos, um que dá acesso aos canais da ESPN e ao conteúdo do Esporte Interativo. Não há aplicativo específico para o UOL Esporte Clube, o acesso fica restrito aos aplicativos de cada canal.

Combate play

O Combate Play está disponível para assinantes do canal e também para o fã de lutas que quer ver somente na web, sem um plano de canais por assinatura. Você pode ver a programação 24h e os eventos ao vivo pelo computador, smartphone e tablet.

É interessante que tenhamos atualmente tantas opções e oportunidades de canais de esporte para acompanhar os torneios referentes aos esportes de que mais gostamos. Fica a nosso cargo escolher a melhor forma de economizar e ao mesmo tempo desfrutar dessas novas tecnologias.

Deixe um comentário