Saiba se amortecedor recondicionado é uma boa compra
É verdade que se deve evitar instalar amortecedores recondicionados em automóveis? Realmente, achar a peça nova é o ideal e mais aconselhado por pesquisadores. Mas, se o amortecedor do seu automóvel já não existe mais no mercado de peças ou se está complicado de achar, busque um amortecedor recondicionado em uma loja honesta e confiável
Amortecedores são peças relevantes para o bom funcionamento de qualquer automóvel. Eles dão conforto e proteção para motoristas e passageiros, deixando o veículo com boa dirigibilidade. No entanto, para que isso suceda, é necessário preservar estas peças em bom estado e substituir os amortecedores no momento que for necessário. Por isso, é preciso prestar atenção com amortecedores recondicionados. Afinal de contas, você pode estar botando a sua proteção e de seus familiares em perigo.
Um jogo de amortecedores pode durar 80.000 quilômetros ou é capaz de apresentar problemas já com trinta mil quilômetros. Os fabricantes sugerem a troca entre quarenta mil e cinquenta mil quilômetros. Esta é apenas uma estimativa, pois o tempo de duração é inteiramente equivalente ao peso do carro, tipo de asfalto das vias públicas e a forma como o motorista conduz o veículo.
Amortecedor recondicionado: sim ou não?
Um excelente amortecedor recondicionado não é barato e, certas vezes, pode custar mais caro do que uma peça nova. Isto porque o recondicionamento requer competência técnica para ser realizado. Para ser visto como um amortecedor recondicionado, a peça não pode ser só pintada e ter o óleo interno trocado. Poderá ser tratada por profissionais experientes, capazes de assegurar a segurança do automóvel.
Um amortecedor recondicionado, tal como toda peça que passa pela técnica de recondicionamento, vai trabalhar 1 milhão de vezes em apenas 1.000 quilômetros. Em função disto, ele jamais deve ser considerado como bom ou ruim abaixando e soltando o carro logo em seguida a instalação. Por isso, é preciso ter muita cautela antes de comprar um amortecedor recondicionado.
Não se deixe levar por experiências esporádicas. O fato de você ou um parente ter se dado bem ou mal com certo amortecedor recondicionado não o habilita a avaliar a qualidade deste tipo de peça. Neste caso, quem manda são as estimativas, e lamentavelmente, o comércio não olha com bons olhos amortecedores recondicionados, principalmente, porque a durabilidade geralmente é inferior com relação às peças originais.
Amortecedor recondicionado – você sabe o que é?
Amortecedores recondicionados são peças usadas renovadas, que passam por uma conservação para se tornarem boas de novo. Em tese, o recondicionamento de um amortecedor pode ser realizado e resguardar que a peça seja usada normalmente. No entanto, o que várias oficinas têm efetuado não é o recondicionamento na realidade.
Vários lugares prometem amortecedores recondicionados a preços baixos. É preciso ter precaução nestes casos, pois de fato, lugares como estes fazem só uma maquiagem nas peças, como uma outra pintura ou lubrificação.
O verdadeiro recondicionamento de amortecedor é um método complexo, que exige trabalho meticuloso, como produção de componentes dos amortecedores, algo comum para veículos velhos ou customizados. Este processo, além de complexo, é caro.
Por conseguinte, no momento em que se deparar com amortecedores recondicionados bastante baratos, é melhor deixar essas peças à parte, uma vez que pode ser uma alternativa insegura e ineficiente para proprietário e automóvel.
Contratempos que um amortecedor recondicionado pode gerar
· Vibrações e ruídos na suspensão
· Perda da estabilidade em pistas ruins e em curvas
· Balanço excessivo, após arrancadas e freadas
· Desgaste precoce dos pneus
· Desgaste de outros equipamentos de suspensão
Quanto tempo dura um amortecedor recondicionado?
Todos esses fatores contribuem para a ausência de confiança e ocorrência de acidentes, além de tudo a promessa de duração de um amortecedor recondicionado não vai além dos seis meses. Obter um amortecedor recondicionado é jogar dinheiro fora e suspender um problema, pois em breve ele deverá ser de novo substituído. O que diversas pessoas que oferecem este serviço fazem é pintar e esterelizar o equipamento utilizado, e inclusive remover todo o óleo e alterá-lo por óleo de motor, mais pastoso que o óleo de um amortecedor original.
Isso fornece a aparência de maior pressão e resistência, apesar disso que em breve irá se mostrar o oposto. Com o acréscimo da temperatura o óleo perde a aderência depressa, e a pressão e ação do amortecedor minimizam. Aconselhamos locais em que você realmente fará a substituição de amortecedores usados por amortecedores novos, porque como acabamos de afirmar, os amortecedores recondicionados não compensam!
É preciso ter consciência da importância dos amortecedores do controle do veículo, e consequentemente na responsabilidade que o motorista assume quando ele coloca um amortecedor recondicionado de origem duvidosa no seu veículo. Caso você não saiba avaliar o que está comprando, peça a ajuda para alguém ou então faça a opção por peças originais.
Quem são os principais compradores de amortecedores recondicionados?
Em geral, amortecedores recondicionados são obtidos por taxistas, motoristas de aplicativos, proprietários de veículos blindados, proprietários de veículos importados e jovens que, de forma imprudente ambicionam alterar o comportamento da suspensão do veículo. Nessa última questão, os jovens não se recordam que toda alteração no modelo original do carro, principalmente mudando peças originais por amortecedores recondicionados, pode avariar outros equipamentos do grupo, a médio e longo prazo. Estas modificações têm a possibilidade de gerar certo tipo de imprevisibilidade e descontrole em casos extremos.
Por qual razão amortecedores recondicionados podem ser um problema?
Bem mais do que oferecer proteção aos indivíduos do veículo, os amortecedores têm por intuito preservar a aderência dos pneus com o asfalto, equilibrando as cargas dinâmicas (peso do carro em movimento) em qualquer uma das circunstâncias de rodagem. Seja em linha reta, curvas, pisos irregulares, frenagens, acelerações ou a conjunção destes fatores, os amortecedores agem permitindo que o condutor tenha o controle sobre o automóvel. É por causa disso que amortecedores recondicionados apenas devem ser a opção na ocasião em que o dono do veículo tiver várias referências da loja que estiver fazendo a venda e troca da peça.
Em que momento você deve alterar os amortecedores?
Em certas ocasiões o amortecedor perde a eficiência e você não tem nenhuma noção, por isso uma verificação a cada dez mil quilômetros é sugerida. Amortecedores “vencidos” podem deteriorar os pneus prematuramente, causar prejuízos a outras peças da suspenção, como coxins do motor e buchas de bandeja, etc. O pior de tudo é o equilíbrio, que vai embora. E junto dela, também se perde a proteção dos indivíduos.
Prefira toda vez amortecedores novos
A logística é muito fácil: para não ser lesado em golpes de amortecedores recondicionados que podem lesar o seu automóvel, use sempre peças novas. Além de manter a qualidade do seu veículo, você não vai colocar sua vida em risco.
Em contrapartida com os amortecedores recondicionados, amortecedores novos, criados por empresas reconhecidas são as melhores alternativas. As peças com selo e verificação do INMETRO reiteram a procedência e garantia.
Não estamos dizendo que não se deve obter um amortecedor recondicionado. Se você conta com um carro importado, cujo jogo de amortecedores originais vale mais que o próprio veículo, você não terá outra opção.
Ainda por cima, iria ser leviano com inúmeros profissionais respeitadores e responsáveis que realizam incríveis recondicionamentos de amortecedores com ferramentas apropriadas, conhecimento técnico acerca de resistência dos materiais, modelos de solda e tratamentos superficiais. O inconveniente é que são poucas as empresas capacitadas para recondicionar amortecedores, que são peças de demasiada importância
A troca do conjunto de amortecedor
Procure não substituir as peças originais por amortecedores recondicionados. A fim de estender a vida aproveitável dos amortecedores que vêm de fábrica e assegurar o funcionamento adequado do sistema de suspensão, a orientação é inspecionar frequentemente o kit e trocar caso apresente problemas. O conjunto, que geralmente é constituído por coxim (com e sem rolamento), batente e coifa tem a função de certificar o máximo desempenho dos amortecedores.
O coxim fixa o conjunto do amortecedor no veículo e evita que as trepidações do chão cheguem até a lataria. Já o batente evita o célebre “final de curso” na movimentação do amortecedor. Enfim, a coifa evita a entrada de sujeira no agrupamento haste e retentor.
Se não trocado, o kit degradado poderá danificar o amortecedor, ainda que seja novo. Batentes e coifas avariadas, em certas ocasiões, provocam o vazamento de óleo nos amortecedores. A sugestão é substituir o kit juntamente com os amortecedores, uma vez que trabalham em conjunto.